Vacinas e vermífugos
A vacina é o meio mais eficaz, barato e fácil de lutar contra diversos tipos de doenças. Não vacinar seu cão é condena-lo a adquirir doenças que podem ser fatais, tanto ao cão quanto ao ser humano.
Existem três tipos de vacinas: a não ética, a pública e a ética.
A vacina não ética é a encontrada em todas as lojas de animais existentes no mercado. Essas vacinas são produzidas em laboratórios usando material de segunda. Depois são transportadas em caminhões, que nem sempre possuem a temperatura correta. Finalmente algumas lojas têm o hábito de desligar a geladeira quando fecha as portas.
Toda vacina deve ser mantida a uma temperatura baixa para não estragar. Infelizmente não há como confiar em todo esse processo.
A vacina pública, geralmente disponível apenas contra raiva, já apresenta um bom controle de qualidade. Algumas vezes elas podem estragar devido a alta temperatura, ou maus cuidados, mas isso não seria comum.
A vacina ética é de uso exclusivo a veterinários. Infelizmente ela não está disponível, nem mesmo para criadores. Essa vacina é produzida com material de primeira, transportada e armazenada por técnicos. Nas veterinárias são armazenadas em geladeiras que raramente são abertas e que, muitas vezes, possuem gerador para o caso da energia falhar.
Por tais características recomendo que você vacine apenas no seu veterinário de confiança. Mesmo sendo a vacina normal (não ética) muito mais barato, você poderá estar jogando seu dinheiro fora e, o que é pior, arriscando a vida de seu bichinho.
Além disso, numa vacinação, o veterinário tem a obrigação de fazer um check-up de seu cão. Exija isso dele. Ele deverá verificar as relhas, olhos, boca, escutar seu coração e passar a mão por ele para sentir a ossatura e a musculatura. Deverá te perguntar sobre a saúde geral e problemas que possam ter acontecido. Exija esse check-up sempre, ou troque de veterinário se ele se recusar a faze-lo sem cobrar nenhuma taxa extra: essa é uma obrigação dele.
Para saber quais vacinas tomar, e quando, siga a tabela abaixo.
Tríplice: aos 60, 90, 120 dias e anualmente
Parvovirose: aos 60, 90, 120 dias e anualmente
Coronavirose: aos 60, 90, 120 dias e anualmente
Anti-tetânica: aos 60, 90, 120 dias e anualmente
Anti-rábica: aos 120 dias e anualmente